Operação Freedom prende mais de 30 suspeitos do Comando Vermelho em Salvador
Ação conjunta das polícias mira líderes e núcleo financeiro da facção na Bahia e no Ceará
Por: Redação
04/11/2025 • 08:57
Uma grande operação policial resultou na prisão de mais de 30 pessoas na manhã desta terça-feira (4), em Salvador. A ação, batizada de Operação Freedom, tem como meta desarticular o braço armado e financeiro da facção carioca Comando Vermelho na Bahia.
Realizada apenas seis dias após a megaoperação que deixou mais de 120 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, a ofensiva mobilizou forças policiais em diferentes estados. Ao todo, 90 mandados judiciais foram cumpridos em bairros da capital baiana, cidades da Região Metropolitana, no interior da Bahia e também no Ceará.
Durante as investigações, a polícia localizou um baiano apontado como chefe do Comando Vermelho em Salvador. Ele foi preso na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, ao lado da companheira, que era responsável pelo controle financeiro da facção. O casal ainda não teve os nomes divulgados oficialmente.
Núcleo financeiro e homicídios sob investigação
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados. Segundo a Polícia Civil, os alvos da Operação Freedom também são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras regiões da Bahia.
Com o avanço da operação, as autoridades esperam esclarecer pelo menos 30 assassinatos registrados recentemente na capital baiana. As apurações seguem em curso e novas prisões não estão descartadas.
Relacionadas
