Logo

Nova unidade do SAC começa a funcionar na Alba a partir desta quarta

Posto instalado no CAB amplia oferta de serviços e reforça acesso da população à cidadania

Por: Redação

04/02/202612:07Atualizado

A população de Salvador passa a contar, a partir desta quarta-feira (4), com uma nova unidade fixa do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O posto foi instalado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e integra o plano de expansão da rede estadual de serviços públicos.

Foto Nova unidade do SAC começa a funcionar na Alba a partir desta quarta
Foto: Divulgação/Ascom Saeb

A inauguração oficial aconteceu na manhã da terça-feira (3) e reuniu autoridades estaduais, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues e o secretário estadual da Administração, Rodrigo Pimentel. A unidade da Alba é a 14ª fixa do SAC na capital e amplia para 94 o número de postos em funcionamento em toda a Bahia, distribuídos em 74 municípios.

O SAC Alba funcionará de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e às sextas, das 9h às 12h. O atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será realizado exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo portal ou aplicativo ba.gov.br, além dos canais telefônicos da rede SAC.

Segundo a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o novo posto tem capacidade para realizar cerca de 5,8 mil atendimentos por mês. Em um espaço de pouco mais de 120 metros quadrados, a unidade vai oferecer, além da CIN, serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e demandas relacionadas à habilitação, como renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Durante a solenidade, Rodrigo Pimentel destacou que a chegada do SAC à Assembleia Legislativa aproxima ainda mais o Estado do cidadão. Já a presidente da Alba, Ivana Bastos, ressaltou que o posto não atenderá apenas servidores, mas também o público em geral que circula diariamente pela Casa, contribuindo para mais agilidade e conforto no acesso aos serviços.

A unidade segue o padrão estrutural da rede SAC, com ambiente climatizado, área de espera para 30 pessoas e recursos de acessibilidade, como piso tátil, espaços reservados para cadeirantes e assentos prioritários. O investimento para implantação do SAC Alba ultrapassou R$ 600 mil e contou com a contratação de dez colaboradores para o atendimento ao público.