Limpurb define estratégia para coleta de lixo após denúncias do Portal Esfera
Hospitais, feiras e locais de grande circulação estão na lista de prioridades
Por: Redação
26/06/2026 • 17:00 • Atualizado
O serviço de coleta de lixo em Salvador deve ser regularizado até o final deste sábado (27), após a paralisação nacional dos agentes de limpeza ocorrida esta semana. Após denúncias veiculadas pelo Portal Esfera sobre o acúmulo de lixo em diferentes bairros de Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) anunciou um plano de contingência no qual estabelece as prioridades no processo de retomada do serviço nos últimos dias.
“A primeira prioridade foi a área da saúde em geral: hospitais, UPAs, maternidades, centros médicos, entre outros. Em seguida, priorizamos as áreas das feiras e mercados, além dos locais de grande circulação de pessoas, para depois adentrarmos nos bairros, como já estamos fazendo”, explicou Marco Bandeira, gerente de operações da Limpurb.
Leia mais:
Mesmo com fim da greve dos garis, bairro de Salvador segue sem coleta de lixo
Após denúncia, Limpurb inicia limpeza na região de Pirajá
Lixo segue acumulado em bairros de Salvador após fim da paralisação
Um dos pontos que ainda requer atenção é a estrada de Campinas de Pirajá. Leitores do portal Esfera registraram o cenário por volta das 17h19. Confira a seguir:
Reprodução/Leitor portal Esfera
Além da coleta dos resíduos, a Limpurb também intensificou o serviço de lavagem nos locais onde ocorreu maior acúmulo de lixo.
Acúmulo de lixo
A greve iniciou na segunda-feira (22) e foi encerrada na terça-feira (23), no entanto, até a quinta-feira (25), a Rua Américo de Souza Gomes, no bairro da Saúde, por exemplo, moradores denunciaram ao Esfera que o serviço ainda não havia sido restabelecido por completo.
“Aqui no bairro da Saúde, está cheio de lixo, cheio. É uma rua sem saída, o carro não passou ainda, tá cheio de de ponta a ponta, a rua tá cheia de lixo e o gari também não está vindo varrer”, completou.
Em resposta às exigências dos moradores, Bandeira enfatizou que a Limpurb está trabalhando 24 horas com 100% dos equipamentos nas ruas e que está “dando o máximo para normalizar o quanto antes essa situação”.
A paralisação nacional dos garis e margaridas coincidiu com o período de São João e jogo do Brasil na Copa do Mundo, o que gerou aumento na produção de lixo na cidade.
Relacionadas
