Garis e margaridas encerram greve nacional após pressão por PL no Senado
Paralisação nacional da limpeza urbana é encerrada após dois dias em Salvador
Por: Redação
23/06/2026 • 15:06 • Atualizado
A greve nacional dos trabalhadores da limpeza urbana garis e margaridas foi encerrada nesta terça-feira (23), após dois dias de paralisação que afetaram a coleta de lixo em Salvador e outras cidades da Bahia. A decisão foi tomada em assembleia de sindicatos de todo o país, segundo o Sindilimp-BA.
A mobilização tinha como objetivo pressionar o Senado Federal a votar o Projeto de Lei 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que trata da regulamentação da profissão.
De acordo com a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, a paralisação resultou em avanços pontuais, especialmente no período junino, como pagamento de horas extras, concessão de uma folga e discussão sobre a escala 5x2, ainda em negociação.
Ela reforçou, no entanto, que a principal pauta segue em aberto. “A greve acabou, mas a luta continua pela valorização da categoria, com salário base, jornada definida, adicional de insalubridade e aposentadoria especial”, afirmou.
Leia Mais:
Greve dos garis paralisa coleta e fecha garagens em Salvador
Greve nacional pode alterar coleta de lixo em Salvador nesta segunda
A Prefeitura de Salvador chegou a ingressar com ação no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), pedindo a declaração de ilegalidade da greve. O município alegou interrupção de serviço essencial e argumentou que o movimento tinha caráter político, já que a pauta é de competência do Congresso Nacional.
A gestão municipal também solicitou a retomada imediata da coleta de resíduos e a aplicação de multa diária em caso de descumprimento.
O PL 4.146/2020 prevê piso salarial nacional, jornada de 36 horas semanais, adicional de insalubridade de 40% e aposentadoria especial após 25 anos de serviço. Apesar de contar com apoio de senadores, o projeto ainda não tem previsão de votação no Senado.
Relacionadas
