Termo “Mounjaro” supera “Dieta” em número de pesquisas no Google
Resultados tem deixado especialistas preocupados
Por: Gabriel Pina
27/08/2025 • 16:00
O crescente interesse por medicamentos injetáveis para perda de peso tem redefinido a forma como os brasileiros buscam soluções para emagrecimento. De acordo com os dados recentes do Google, desde maio deste ano, o termo "Mounjaro" superou em popularidade as buscas por "dieta" no país. Enquanto a palavra "dieta" registrou uma média semanal de 63 pontos na plataforma, o medicamento alcançou 66 pontos na mesma métrica, que varia de zero a 100.
Entre os medicamentos mais conhecidos estão o Mounjaro (tirzepatida), associado a uma redução de até 25% do peso corporal; o Wegovy e o Ozempic (ambos com semaglutida), de aplicação semanal; e o Victoza e o Saxenda (liraglutida), de uso diário e que promovem perda de aproximadamente 6% do peso em seis meses.
Apesar do entusiasmo em torno desses produtos, especialistas alertam para o uso off-label de medicamentos como o Ozempic, originalmente aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2, não deve substituir a orientação profissional individualizada, uma vez que cada formulação possui indicações, efeitos colaterais e restrições específicas.