Logo
Menu

Vital

Buscar

Saiba o que acontece com o corpo durante o inverno

Clima frio também intensifica as dores musculares

Por: Redação

01/09/202517:00

O inverno costuma ser visto como uma das estações mais românticas e charmosas do ano. No entanto, para muitas pessoas, além do frio, ele traz uma série de preocupações para a saúde. Além de aumentar o risco de gripes, resfriados e doenças respiratórias, o clima frio também intensifica as dores musculares.

chuva
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A rigidez muscular é caracterizada por tensão, endurecimento e dificuldade de movimentação. Já a rigidez articular afeta áreas como joelhos, quadris, ombros e mãos, reduzindo a amplitude dos movimentos, especialmente pela manhã ou após longos períodos de inatividade. Essas condições dificultam tarefas simples, como caminhar, levantar da cama ou realizar movimentos repetitivos. E é justamente no inverno que os sintomas tendem a se agravar.

Segundo o ortopedista Fabiano Kupczik, do Hospital Universitário Cajuru (Curitiba-PR): “A queda da temperatura provoca alterações fisiológicas que favorecem essa rigidez, comprometendo a mobilidade e intensificando a dor durante os períodos de frio.”

De acordo com o especialista, as causas das dores no frio podem ser diversas. Entre as mais comuns estão doenças reumatológicas (como artrose, artrite reumatoide e lúpus), sedentarismo, lesões musculares e articulares, tensão emocional, estresse, doenças neurológicas ou até o envelhecimento natural.

O tratamento depende da causa, mas, geralmente, envolve prática regular de atividades físicas, fisioterapia e terapias complementares. Também pode incluir cuidados específicos para doenças de base, como o uso de medicamentos imunossupressores em casos de condições autoimunes ou reumatológicas.