Logo
Menu

Vital

Buscar

Prevenção ao envelhecimento e cansaço: mitos sobre o uso de vitaminas

Especialista faz alerta para consumo sem recomendação médica do nutriente

Por: Gabriel Pina

27/08/202509:00

Em meio à popularização das gominhas de vitaminas, influenciada pelos criadores digitais,   muitas pessoas acreditam que o principal papel das vitaminas é fornecer energia e disposição. No entanto, a atuação desses compostos no organismo é muito mais abrangente e complexa. Nesse sentido, os equívocos sobre como e quando utilizá-las podem ser prejudiciais à saúde. Confira alguns mitos e verdades sobre as vitaminas.

mulher tomando capsula de vitamina amarela
Foto: Reprodução/FreePik

Cansaço é falta de vitaminas?

Segundo o gerente médico da farmacêutica Neo Química, Márcio de Queiroz Elias, a ideia de que o cansaço sempre indica carência de vitaminas. Na realidade, a fadiga pode estar relacionada a diversos fatores, como rotina intensa, condições cardiorrespiratórias, sedentarismo ou até aspectos psicológicos, como a depressão.

Suplementação X Reposição vitamínica

Outro ponto de confusão reside na diferença entre suplementação e reposição vitamínica. A suplementação é utilizada como medida preventiva, geralmente associada a um estilo de vida saudável, enquanto a reposição é indicada para corrigir deficiências específicas, diagnosticadas por meio de avaliação médica.

Pessoas saudáveis precisam de tomar vitamina?

Há também quem pense que indivíduos saudáveis não precisam de nenhum tipo de complementação vitamínica. No entanto, mesmo pessoas com boa saúde podem se beneficiar de suplementos em contextos específicos, desde que haja orientação profissional, com potencial de melhorar o desempenho físico e mental quando aliados a hábitos equilibrados.

Vitamina previne o envelhecimento?

Por fim, é equivocada a noção de que vitaminas podem prevenir o envelhecimento. Esse é um processo biológico natural e inevitável, que não pode ser interrompido ou revertido por meio do uso de qualquer substância. A busca por um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação permanece como recomendação essencial para um consumo consciente e seguro.