Logo

Outubro Rosa: Metrô libera passagem para mulheres com exame marcado

Ação marca início da campanha que vai realizar 40 mil mamografias em Salvador e no interior

Por: Lorena Bomfim

01/10/202510:25

O Metrô Bahia vai disponibilizar, nesta quarta-feira (1º), transporte gratuito para mulheres que tenham agendado o exame de mamografia. A medida, válida em todas as estações do sistema, tem como objetivo facilitar o deslocamento das pacientes até a Arena Fonte Nova, onde será realizada a abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2025.

Outubro Rosa: Metrô libera passagem para mulheres com exame marcado
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Para ter acesso ao benefício, basta apresentar a confirmação de agendamento recebida por WhatsApp, e-mail ou pelo aplicativo da Feira Saúde Mais Perto 2025.

O governo estadual dará início, nesta quarta, a uma série de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, serão ofertadas 40 mil mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos, faixa etária considerada prioritária para a detecção precoce da doença.

Os exames deverão ser agendados pelo site do Governo da Bahia. Em Salvador, o atendimento será realizado em unidades móveis, com capacidade para até 154 procedimentos diários, que estarão distribuídas nos bairros de Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe e Caminho das Árvores.

Além disso, a capital contará com três pontos fixos de agendamento nas estações de metrô da Lapa, Mussurunga e Pirajá, que funcionaram entre os dias 24 e 26 de setembro, das 7h às 17h.

No interior, os exames serão oferecidos pelas 24 Policlínicas Regionais. Os agendamentos devem ser feitos junto às secretarias municipais de Saúde. Entre as cidades contempladas estão: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde.