Fiocruz e EMS firmam parceria para produção de canetas emagrecedoras nacionais
Decisão marca nova fase para as canetas no Brasil
Por: Gabriel Pina
07/08/2025 • 18:44 • Atualizado
Nesta quinta-feira (7), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou uma parceria com a farmacêutica EMS para a produção de liraglutida e de semaglutida, substâncias presentes na composição das canetas emagrecedoras. Com a novidade, o esperado é que o Brasil passe a produzir o medicamento.
Em nota, a Fiocruz afirmou que a produção vai começar na fábrica da EMS em Hortolândia, mas com projeto de transferir toda a tecnologia de produção seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.
“As injeções subcutâneas oferecem uma abordagem de alta eficácia e são consideradas inovadoras para o tratamento de diabetes e obesidade, marcando mais um avanço significativo da indústria nacional no desenvolvimento de soluções de alta complexidade”, destacou a nota.
A decisão marca uma nova fase para as canetas emagrecedoras no Brasil. Em junho deste ano, uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impôs por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação das canetas no país, por conta de um “número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas pela Anvisa”.
Relacionadas