Estudo revela que pandemia envelheceu o cérebro humano
Pesquisadores apontam que fenômeno se deu pelo estresse do período
Por: Gabriel Pina
27/07/2025 • 06:00
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature Communications revela que a pandemia de Covid-19 envelheceu precocemente o cérebro das pessoas, mesmo aquelas que não foram contaminadas pelo vírus.
O estudo britânico analisou exames de imagem e testes cognitivos em cerca de mil voluntários, constatou que o isolamento social e o estresse crônico aceleraram o envelhecimento cerebral em média 5,5 meses além do esperado.
Utilizando dados do UK Biobank, os pesquisadores compararam tomografias cerebrais de adultos com idade média de 63 anos, divididos entre pré-pandemia e período pandêmico. Com a análise dos resultados, foram encontradas alterações estruturais significativas no grupo exposto ao contexto sanitário, especialmente em idosos, homens e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.
A pesquisa destaca que fatores como solidão, incerteza financeira e ruptura de rotinas podem ter desencadeado o envelhecimento. Ainda, são necessários mais estudos para avaliar se os efeitos são ou não reversíveis.