Anvisa suspende molho, papinha infantil e creme corporal no país
Produtos apresentaram riscos e irregularidades na produção
Por: Victor Hugo Ribeiro
02/09/2025 • 07:00
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de três produtos: o molho de pimenta extra forte Ubon, os alimentos infantis da marca "PF da Nina" e o creme corporal multifuncional "Adeus". As determinações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (28).
Motivos da Suspensão
A Anvisa divulgou os motivos para a proibição de cada produto:
- Molho de Pimenta Extra Forte Ubon: O lote 4512823 foi suspenso porque continha dióxido de enxofre em uma quantidade não informada no rótulo. A agência alerta que a substância pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto.
- Alimentos Infantis "PF da Nina": A produção e venda desses alimentos, destinados a bebês e crianças, foram proibidas em todo o Brasil. A medida foi tomada após uma inspeção da Vigilância Sanitária de São Paulo constatar que a empresa não possuía licença sanitária e não seguia as boas práticas de fabricação, requisitos obrigatórios para a produção de alimentos, especialmente para o público infantil.
- Creme Corporal Multifuncional "Adeus": O creme, fabricado pela JSA Indústria de Cosméticos Ltda., teve sua venda, distribuição, fabricação e publicidade suspensas. A Anvisa justificou que o produto é classificado como cosmético, mas promete efeitos terapêuticos e de cura, o que não é permitido para essa categoria.
Relacionadas