Baleia é encontrada morta em praia de Boipeba, na Bahia
Animal já estava em decomposição ao chegar à areia da praia
Por: Victor Hugo Ribeiro
19/07/2025 • 19:00 • Atualizado
Uma baleia foi encontrada morta na Praia das Amendoeiras, localizada em Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba, no litoral sul da Bahia. Segundo informações da Prefeitura de Cairu, o animal já chegou sem vida à areia da praia.
Uma avaliação inicial indicou que a baleia apresentava sinais avançados de decomposição, sugerindo que seu corpo pode ter sido arrastado pelo mar até a costa.
O Projeto Baleia Jubarte e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foram notificados e forneceram orientações sobre os procedimentos adequados, além de ajudar na identificação da espécie e na coleta de dados.
De acordo com a Prefeitura, "com a autorização do Inema e seguindo as recomendações técnicas para evitar riscos à saúde pública e ao meio ambiente, a baleia será enterrada em uma área afastada da faixa de areia, conforme o protocolo recomendado".
Esse incidente ocorre no início da temporada de observação das baleias jubarte no litoral baiano, que se estende de junho a novembro. Somente em Salvador, 27 baleias foram avistadas em um único dia nesta semana, a partir do ponto de observação no Farol da Barra.
A temporada de 2025 foi oficialmente inaugurada na terça-feira (15), em um evento realizado pela Secult em parceria com o Instituto Baleia Jubarte. A expectativa é que mais de 35 mil baleias passem pelo litoral brasileiro este ano. Em 2024, Salvador registrou 1.012 avistamentos, superando os 843 do ano anterior.
Relacionadas
Outras Espécies