Cinco cães morrem envenenados em Lapão, polícia investiga crime
Prefeitura e órgãos de saúde atuam no apoio e na apuração
Por: Victor Hugo Ribeiro
01/09/2025 • 18:41 • Atualizado
De acordo com a Polícia Civil, cinco cachorros foram encontrados mortos na última quinta-feira (28), depois de serem envenenados nas localidades de Aguada Nova, em Lapão, no norte da Bahia. Conforme moradores uma pessoa saiu pelas ruas jogando comida com veneno para cães.
Para a prefeitura de Lapão, o caso atingiu cerca de 12 cães, sendo que cinco morreram de imediato e outros dois, que chegaram a ser resgatados ainda com vida, não resistiram. A Secretaria Municipal de Saúde, comentou sobre o caso e afirmou que uma veterinária foi enviada para o distrito afim de dar assistência aos animais que agonizavam.
Já a gestão municipal alertou que a Comissão Especial para Proteção, Defesa e Direito dos Animais (CEPDDA) e a Vigilância em Saúde acompanharam a ocorrência. Durante as investigações técnicos coletaram amostras de ração e pedaços de carne envenenados, encaminhados para perícia, além de monitorar riscos sanitários na comunidade.
A Delegacia Territorial da cidade abriu inquérito para apurar o caso, que está sendo tratado com crime de extermínio de animais. Oitivas e diligências já foram iniciadas para identificar o responsável pela ação criminosa.