Rotondano é empossado presidente do TJ-BA para o biênio 2026-2028
Desembargador foi eleito em novembro e assume comando da Corte com foco em gestão mais célere
Por: Marcos Flávio Nascimento
05/02/2026 • 12:01
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano tomou posse nesta segunda-feira (2) como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em cerimônia administrativa realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. A nova Mesa Diretora comandará o Judiciário estadual pelo biênio 2026-2028.
Rotondano foi eleito à presidência do TJ-BA em 19 de novembro de 2025, em votação no Tribunal Pleno, com 32 votos contra 26 do desembargador Edmilson Jatahy Júnior e cinco da desembargadora Ivone Bessa, em um processo que definiu também os demais cargos da Mesa Diretora para o próximo ciclo administrativo.
Na cerimônia de posse, estiveram presentes autoridades dos poderes constituídos, incluindo a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos e o governador Jerônimo Rodrigues além de magistrados e representantes do Judiciário estadual. A cantora Ivete Sangalo, amiga pessoal do desembargador também compareceu à cerimônia acompanhada do ex-marido, Daniel Cady.
Rotondano sucede a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende na presidência da Corte e deve conduzir a administração do Judiciário baiano, com atribuições que envolvem a gestão orçamentária, a coordenação institucional e a supervisão de políticas internas do tribunal.
A mudança na presidência ocorre em um momento em que a Justiça estadual tem adotado iniciativas para reforçar a celeridade e a transparência das decisões, conforme destacado em entrevistas recentes concedidas pelo novo presidente.
Relacionadas
