Logo

Quaest aponta Lula à frente de Flávio Bolsonaro, mas avaliação segue dividida

Pesquisa Genial/Quaest mostra estabilidade nos índices de aprovação e reprovação do governo

Por: Redação

14/01/202613:30Atualizado

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (14), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, mesmo com o senador se consolidando como principal nome da direita. Os dados foram divulgados pelo portal Metrópoles.

Foto Quaest aponta Lula à frente de Flávio Bolsonaro, mas avaliação segue dividida
Foto: Ricardo Stuckert/PR e Andressa Anholete/Agência Senado)

No primeiro turno, Lula lidera com 36% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 23%. O governador do Paraná, Ratinho Jr., surge em terceiro lugar, com 9%. Já em um eventual segundo turno, o petista amplia a vantagem, somando 45%, contra 38% do senador do PL. Em um confronto direto com Ratinho Jr., Lula venceria por sete pontos percentuais.

O levantamento também traz a avaliação do governo Lula, que segue praticamente estável. Segundo a Genial/Quaest, 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 47% aprovam. Outros 4% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Em comparação com os meses anteriores, os números indicam manutenção do cenário de empate técnico. Em dezembro, a aprovação era de 48% e a desaprovação, 49%. Já em novembro, 50% desaprovavam o governo, contra 47% que aprovavam, mostrando um quadro de polarização persistente no país.