Logo

PEC da reforma administrativa enfrenta resistência dos servidores

Sindicato critica proposta que considera “ataque ao funcionalismo”

Por: Lorena Bomfim

04/10/202517:35

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sindsep) organiza um ato em Brasília no dia 29 de outubro contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, protocolada na última quinta-feira (2/10) na Câmara dos Deputados. A mobilização visa pressionar os parlamentares pela rejeição da proposta, considerada prioridade pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

PEC da reforma administrativa enfrenta resistência dos servidores
Foto: Hugo Barreto/Metrópole

O texto, aprovado pelo grupo de trabalho após lobby da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e mais de 120 entidades do setor produtivo, é criticado pelos servidores por precarizar a relação entre Estado e funcionário público, tornando mais rigoroso o acesso à estabilidade e dificultando a abertura de concursos.

Para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, a reforma representa “um ataque ao funcionalismo público e ao acesso da população a serviços essenciais”, lembrando que os servidores não foram consultados durante a elaboração da proposta.

Do outro lado, o deputado Zé Trovão (PL-SC) defende a PEC como uma modernização do serviço público. “Não é contra o servidor, é a favor do cidadão. Queremos um Estado digital, transparente e eficiente”, afirmou.