Moraes determina perícia de Augusto Heleno para comprovar Alzheimer
General alegou ter diagnóstico da doença após prisão
Por: Redação
01/12/2025 • 19:30
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal (PF) realize, em até 15 dias, uma perícia médica para avaliar o estado de saúde do general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno.
O pedido acontece após a defesa de Heleno afirmar que o militar havia sido diagnosticado com Alzheimer. O anúncio foi feito dias após a prisão do general, por envolvimento na trama golpista.
Segundo informações, os peritos avaliarão a memória e outras funções cognitivas de Heleno, a fim de averiguar o quadro de Alzheimer, revelado durante um exame médico feito durante a admissão do ex-ministro na prisão.
Com o anúncio da doença degenerativa, a defesa do general solicitou a transferência da sentença para o regime de prisão domiciliar. Ainda, os advogados alegaram que Augusto Heleno passa, desde 2018, por acompanhamento psiquiátrico, mas que em janeiro deste ano houve de fato o diagnóstico de uma demência mista (por Alzheimer e causa vascular).
Relacionadas
