Lula assina decreto de GLO durante passagem por Belém para a COP30
Medida autoriza atuação das Forças Armadas em áreas estratégicas do Pará entre 2 e 23 de novembro de 2025
Por: Redação
03/11/2025 • 13:46
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nesta segunda-feira (3), durante visita a Belém do Pará. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e ocorre em meio aos preparativos para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.
O decreto permite o uso das Forças Armadas em situações que coloquem em risco a ordem pública. A autorização vale entre os dias 2 e 23 de novembro de 2025, com foco em áreas consideradas críticas nos municípios de Altamira e Tucuruí, no Pará.
Segundo informações divulgadas pela imprensa, cerca de oito mil militares atuarão em Belém para reforçar a segurança da COP30. As equipes farão monitoramento do Parque da Cidade, onde serão instaladas as chamadas Green e Blue Zones, além de portos, subestações de energia, estações de tratamento de água e do fluxo no aeroporto da capital.
As principais avenidas que dão acesso ao Parque da Cidade e as vias que ligam o aeroporto aos hotéis também estarão sob vigilância militar durante o período do evento.
Relacionadas
