Em carta antes de cirurgia, Bolsonaro confirma indicação à presidência do filho
Ex-presidente será operado nesta quinta (25)
Por: Redação
25/12/2025 • 10:00 • Atualizado
Pouco antes de ser encaminhado para o centro cirúrgico do Hospital DF Star, na manhã desta quinta-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro teve uma carta lida pelo filho "01", o senador Flávio Bolsonaro. No texto, ele reforça a indicação de Flávio como sua opção para a pré-candidatura à Presidência da República em 2026, onde descreve a decisão como “consciente, legítima e amparada".
A carta escrita por Bolsonaro ocorreu ainda quando estava preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, no último dia 23, segundo informações divulgadas pelo Uol. No documento, o ex-presidente afirmou que, com a indicação de Flávio à linha sucessória do bolsonarismo, estaria entregando “o que há de mais valioso para um pai, o seu filho”. Ainda, Bolsonaro ressaltou que a escolha visa preservar a representação dos valores que lhe foram confiados.
Confira a íntegra do texto:
"Carta aos Brasileiros
Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto na minha saúde e minha família para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse um cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei muito antes de ser presidente. Pois acredito que o Brasil precisamos retomar a responsabilidade de ser conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
Brasília, 25 de dezembro de 2025.
Jair Messias Bolsonaro"
Foto: Reprodução/CNN Brasil
Cartas como forma de passar a mensagem
Segundo informações, a iniciativa de escrever cartas foi sugerida por pessoas próximas como forma de comunicação com o público durante a prisão. Esta foi a primeira vez que Bolsonaro adotou o recurso, com o objetivo específico de expressar seu apoio político ao filho.
Michelle pede orações a Bolsonaro
Enquanto isso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, autorizada a acompanhar o marido durante toda a internação, publicou nas redes sociais um pedido de orações, sem mencionar o conteúdo da carta: “Peço que se unam a nós em oração por ele e por toda a equipe médica”, escreveu.
Foto: Reprodução/Instagram
A cirurgia a ser realizada é para correção de uma hérnia inguinal bilateral, necessidade atestada tanto por médicos particulares quanto pela perícia da Polícia Federal. O laudo também registrou que Bolsonaro apresentava de 30 a 40 soluços por minuto.
A saída temporária da prisão e a realização do procedimento foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na terça-feira (23).
Recuperação pós-cirurgia
Durante o período de internação, Michelle Bolsonaro é a única acompanhante fixa. A defesa obteve autorização para que os filhos também pudessem visitá-lo, respeitando as normas do hospital, enquanto outras visitas exigem aprovação prévia do Supremo. A previsão é de que a alta hospitalar ocorra em sete dias.
Relacionadas
