Trump promete revelar arquivos secretos sobre OVNIs nos EUA
Declaração envolve o Pentágono e reacende debate público com Barack Obama
Por: Redação
20/02/2026 • 10:40 • Atualizado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na noite desta quinta-feira (19) que pretende determinar ao Departamento de Defesa e a outros órgãos federais que iniciem um levantamento de documentos oficiais relacionados a fenômenos aéreos não identificados (UAPs), objetos voadores não identificados (OVNIs) e possíveis registros sobre vida extraterrestre.
A manifestação foi feita por meio da rede social Truth Social. Segundo Trump, a iniciativa busca atender ao interesse público em torno do tema e poderá envolver diferentes departamentos do governo, incluindo o Pentágono, atualmente chefiado por Pete Hegseth.
Reprodução/Truth Social
A declaração ocorre após comentários recentes do ex-presidente Barack Obama, que, em entrevista a um podcast, afirmou que a possibilidade de existência de vida fora da Terra é plausível do ponto de vista estatístico, dada a dimensão do universo. Obama ressaltou, no entanto, que não teve acesso a evidências de contato com extraterrestres durante seu mandato e negou a existência de provas sobre seres mantidos em instalações militares, como a Area 51.
Após a repercussão, Trump criticou o democrata, afirmando que ele teria tratado de informações sensíveis. O republicano não apresentou detalhes ou documentos que sustentassem a acusação. A declaração foi feita a jornalistas durante viagem oficial à Geórgia.
Nos últimos anos, relatórios oficiais do governo norte-americano sobre UAPs ampliaram o debate público acerca do tema, embora autoridades tenham reiterado que não há comprovação de origem extraterrestre nos casos analisados até agora.
Relacionadas
