Ligação entre Lula e Trump trata de tarifaço e união contra o crime
Contato entre os presidentes durou cerca de 40 minutos
Por: Redação
02/12/2025 • 16:00
Mais um encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, do Brasil e dos Estados Unidos, respectivamente, aconteceu neste ano. Desta vez, nesta terça-feira (2), o gestor brasileiro ligou para o líder norte-americano. De acordo com informações do Palácio do Planalto, a conversa durou aproximadamente 40 minutos e tratou de assuntos como o tarifaço e o combate ao crime organizado.
Conforme nota divulgada pelo governo brasileiro, Lula sinalizou a decisão de retirar a tarifa de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, a exemplo de carne, vegetais e café, como “muito positiva”. A medida aconteceu em 20 de novembro.
Após essa intervenção, existe a expectativa de que a diminuição das taxas cheguem ao setor industrial.
União contra o crime organizado
Os EUA ainda podem cooperar com o Brasil na batalha contra o crime organizado internacionalmente. Por meio da ligação, o chefe do Executivo brasileiro “destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior”.
Segundo o comunicado do Planalto, o republicano demonstrou disposição para trabalhar com o Brasil, com o qual prometeu apoiar ”iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”.
