Governo Lula convoca reunião de emergência após ataque de Trump á Venezuela
Equipe ministerial se reunirá às 10h para deliberar sobre ação e captura de Nicolás Maduro
Por: Redação
03/01/2026 • 08:23
A equipe ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir na manhã deste sábado (03) em caráter de emergência após a invasão da Venezuela e a captura de Nicolás Maduro por parte do governo dos Estados Unidos.
Segundo informações da coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o presidente Lula deve participar de forma remota, já que está de férias na base da Marinha em Marambaia, no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com a publicação, Lula havia orientado para que seus assessores e ministros demonstrem a insatisfação com as manobras do presidente norte-americano Donald Trump na América do Sul.
As instruções são as mesmas: ataques ao continente sulamericano não podem ser tolerados. Mas o grau da reação depende dos fatos e dos danos humanos e materiais”, afirmou o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da Assessoria Internacional de Lula no Palácio do Planalto.
Ataque à Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado, 3 de janeiro, que Nicolás Maduro foi capturado e retirado da Venezuela após uma operação militar em Caracas. Segundo o norte-americano, explosões e movimentação de aeronaves registradas durante a madrugada na capital venezuelana estariam relacionadas à ação, que ocorre em meio à escalada de tensões entre Venezuela e EUA.
Em publicação na Truth Social, Donald Trump afirmou que a ofensiva dos Estados Unidos teria resultado na detenção do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, que, segundo ele, foram retirados da Venezuela após a operação. O republicano descreveu a ação como um ataque em larga escala conduzido pelo governo norte-americano.
Publicação do presidente norte-americano Donald Trump na rede Truth Social
Relacionadas
