Logo

EUA divulga imagens de arsenal que ameaça costa marítima da Venezuela

Segundo Maduro, EUA estão com 1200 mísseis apontados para país

Por: Gabriel Pina

02/09/202519:00Atualizado

Nesta terça-feira (2), o governo dos Estados Unidos divulgou imagens do arsenal de guerra enviado ao mar do Caribe, perto da costa da Venezuela. Desde ontem, os EUA têm, segundo o presidente venezuelano Nicolás Maduro, ameaçado o país com ao menos 1200 mísseis apontados. 

Navio da marinha dos EUA
Foto: Seaman Brendan Watt/Marinha dos EUA

Segundo o governo de Trump, Maduro seria chefe do Cartel de los Soles, tratada pelo país como uma organização terrorista. No entanto, para o cientista professor do Berea College, nos EUA, Carlos Gustavo Poggio, a afirmação do governo estadunidense é contestável.

"Se você olhar o tipo de equipamento que foi enviado pra Venezuela, não é um equipamento de prevenção ou de ação contra o tráfico, ou contra cartéis", afirmou Poggio, que continuou: "É claramente um equipamento de ataque e invasão. Se o ataque e a invasão vão acontecer, não sabemos."

Até o momento, os EUA não confirmaram nem contestaram a possibilidade de uma intervenção militar na Venezuela. Em declaração nacional, a vice-presidenta venezuela, Delcy Rodríguez fez um alerta para o governo norte-americano.

“Seremos a sua calamidade, o seu pesadelo e isso significará também a instabilidade de todo um continente. Por isso, o apelo é a paz. Acalmem-se, senhores falcões dos Estados Unidos. Acalmem-se, tranquilizem-se, porque vão causar um grande dano ao seu próprio país”, destacou.