Advogado baiano ligado a Jaques Wagner deve assumir Ministério da Justiça
Expectativa é de que anúncio ocorra nos próximos dias
Por: Redação
12/01/2026 • 17:30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teria definido um nome para ocupar a chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com aliados próximos a Lula, o advogado baiano Wellington César Lima e Silva deverá ser nomeado para o comando da pasta nos próximos dias.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, Lula já teria conversado com auxiliares que avaliam a nomeação de Lima e Silva para o cargo. O advogado ocupa atualmente um cargo na chefia do departamento jurídico da Petrobras, por indicação do próprio chefe do Executivo.
Além disso, o baiano presidiu a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República por 18 meses, durante o mandato presidencial do petista. Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, Lima e Silva foi ministro da Justiça por apenas 11 dias, menor período da história do país, desde a redemocratização.
Ainda conforme a publicação, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), é apontado como peça-chave na articulação da indicação de Lima e Silva à pasta da Justiça. Os dois mantêm relação próxima, e em 2010 o advogado chegou a ser nomeado para o Ministério Público da Bahia, durante a gestão de Jaques no governo baiano.
Além de Wagner, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, também mantêm simpatia pela indicação de Wellington ao Ministério da Justiça.
Relacionadas
