Lewandowski entrega carta de demissão e deixa MInistério da Justiça
Ricardo ocupou o cargo desde 2024, após a saída de Flávio Dino
Por: Redação
08/01/2026 • 16:03 • Atualizado
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (8), entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a sua carta de demissão, movimento que pode antecipar sua saída da pasta. A confirmação foi relatada pelo portal g1.
Vale lembrar que Lewandowski, que estava no cargo desde fevereiro de 2024, onde substituiu Flávio Dino, já teria retirado pertences pessoais do gabinete do ministério desde o início da semana, com a intenção de deixar o governo nos próximos dias.
A saída de Ricardo será a primeira das demais que estão previstas para ocorrer na Esplanada dos Ministérios nas próximas semanas. Na contramão do titular da Justiça e Segurança Pública, que deve se afastar da vida pública, os ministros deixarão seus cargos para a disputa das eleições de outubro.
Entre os nomes, estão Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil, que tentará o Senado pela Bahia, e Fernando Haddad (PT), que pode concorrer ao governo ou Senado em São Paulo, podendo também optar pela coordenação de campanha do presidente Lula.
Relacionadas
