Queda no preço do cacau leva Governo da Bahia a criar comissão com produtores
Medida busca a organização de demandas do setor agrícola
Por: Redação
04/02/2026 • 14:54 • Atualizado
A redução no preço da fruta cacau e as preocupações relacionadas à importação do produto motivaram uma reunião entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e representantes do setor produtivo nesta quarta-feira (4), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Como encaminhamento, foi definida a criação de uma comissão acompanhada de um plano de trabalho voltado ao cenário enfrentado pelas atividades agrícolas. Entre os objetivos estão a formulação de propostas, bem como a análise de medidas de curto e médio prazo.
Leia mais:
Governador da Bahia promete anunciar secretário da Seponte em dez dias
Jerônimo cogita incentivos próprios para economia baiana
Governo e oposição divergem sobre desemprego e desenvolvimento da Bahia
De acordo com o governo estadual, o grupo também terá como atribuições sistematizar reivindicações apresentadas por produtores, acompanhar o comportamento do mercado, ampliar o diálogo institucional e elaborar alternativas estratégicas para a proteção da produção, com atenção aos agricultores de menor porte.
“Estamos vivendo um momento de queda no preço do cacau que atinge diretamente o produtor, especialmente o pequeno, que muitas vezes depende dessa atividade como principal fonte de renda. [...] Com essa comissão e um plano de trabalho, vamos aprofundar essas discussões, organizar as propostas e avançar nas decisões”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O encontro deu continuidade às discussões iniciadas na última sexta-feira (30), no município de Gandu, interior baiano.
Relacionadas
