Logo

Moema Gramacho rebate acusação de deixar dívida bilionária em Lauro de Freitas

Ex-prefeita apresenta documentos e alega que verbas foram compensadas já na nova administração

Por: Lorena Bomfim

03/10/202518:00

Em entrevista exclusiva ao Portal Esfera no Rádio, a ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, se defendeu das acusações feitas pela atual gestão, que a responsabilizou por uma suposta dívida bilionária deixada no município.

Moema Gramacho rebate acusação de deixar dívida bilionária em Lauro de Freitas
Foto: Pedro Henrique

Segundo Moema, a prefeita que a sucedeu decretou “calamidade financeira” logo no início do mandato, em janeiro deste ano, mas não apresentou justificativas concretas para a medida.

“Poucos dias depois, os próprios sindicatos e conselhos, especialmente o da educação, contestaram a decisão. Eles apresentaram documentos no centro administrativo, que foi construído na nossa gestão, comprovando os recursos existentes nas contas da prefeitura”, afirmou a ex-prefeita.

Ela destacou que uma das verbas que não pôde ser utilizada ainda em dezembro de 2024 foi um repasse de R$ 35 milhões da área da saúde. O valor foi liberado pelo governo federal no dia 30 de dezembro, mas só compensado no dia 2 de janeiro, já sob responsabilidade da nova administração.

“Eu não tive como usar esse recurso porque, a partir do dia 1º de janeiro, já não tinha mais senha nem acesso ao sistema. O crédito só entrou nas contas no dia 2, quando a nova gestão já estava empossada. Tenho documentos da Fazenda que comprovam isso”, explicou Moema.

Questionada sobre o motivo de a atual prefeita ter declarado calamidade financeira, Moema respondeu:

“Essa é uma pergunta que ela deve responder ao povo, não a mim. Ela alegou calamidade mesmo diante da comprovação dos sindicatos e conselhos de que havia recursos. E, quando foi desmentida, sequer se manifestou para justificar. Ela ainda deve essa resposta à população.”

Coleção de Imagens