URGENTE! Binho Galinha é preso em Feira de Santana
Parlamentar era considerado foragido da Justiça após operação realizada nesta semana
Por: Redação
03/10/2025 • 18:50 • Atualizado
O deputado estadual Binho Galinha (PRD) foi preso na tarde desta sexta-feira (3) após se entregar ao Ministério Público em Feira de Santana.
Suspeito de comandar uma organização criminosa com práticas de milícia, o deputado estava foragido há dois dias, após a realização da operação "Estado Anômico", deflagrada pela Polícia Federal, resultar na prisão da esposa, do filho do deputado e de outras sete pessoas.
Em nota, o MP-BA confirmou a prisão do deputado e informou que uma equipe de 20 agentes policiais e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPBA escoltou o parlamentar até Salvador, onde ele ficará sob custódia em local ainda não divulgado.
"Estado Anômico"
Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Feira de Santana e Salvador, bloqueados R$ 9 milhões em contas bancárias dos investigados e suspensas atividades econômicas de uma empresa ligada à organização, conforme decisão da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana.
Segundo a Polícia Federal, a ação mobilizou cerca de 100 policiais, além de 11 auditores-fiscais e três analistas tributários da Receita Federal, evidenciando a complexidade e o alcance da investigação.
O nome da operação, “Estado Anômico”, faz referência a uma condição social caracterizada pelo enfraquecimento das normas e valores que regulam o comportamento de uma sociedade, resultando em desorientação e instabilidade.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a apuração de crimes conexos. Caso condenados, os investigados podem receber penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de reclusão.
Relacionadas