Logo

Educação, saneamento e participação popular marcaram gestão em Lauro de Freitas

Ex-prefeita relembra obras estruturantes, desafios e avanços conquistados em parceria com governos estadual e federal

Por: Domynique Fonseca

03/10/202517:00

Durante entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM (97,5), comandado por Luis Ganem, nesta sexta-feira, (3), a ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou avanços conquistados ao longo de seus quatro mandatos à frente do município. Entre os principais pontos ressaltados, estão investimentos em educação, saneamento, urbanização e participação popular.

Foto Educação, saneamento e participação popular marcaram gestão em Lauro de Freitas
Foto: Pedro Henrique

Orgulhosa das ações implementadas, ela citou a implantação de uma escola de tecnologia e comunicação considerada referência no estado. “Tenho muito orgulho dessa conquista, pois mostra como a educação pode ser transformadora. Essa escola supermoderna já vem fazendo a diferença na vida de muitos jovens”, afirmou.

Outro ponto de destaque foi sua atuação na Comissão de Direitos Humanos, período em que enfrentou ameaças após denunciar casos de extermínio em Camaçari. “Foram momentos muito difíceis, mas conseguimos desvendar crimes e responsabilizar os culpados. Valeu a pena, pois a luta sempre foi pelos mais necessitados”, relembrou.

Na área de infraestrutura, a ex-prefeita recordou que, quando assumiu, apenas 8% do município possuía esgotamento sanitário. Em sua gestão, 80% da obra foi concluída, garantindo canalização adequada até o emissário submarino de Salvador. “Falta apenas a última etapa, que são as ligações intradomiciliares, mas conseguimos garantir a base para que Lauro de Freitas deixasse de lançar esgoto nos rios”, destacou.

Outro marco citado foi o projeto de macrodrenagem que acabou com os alagamentos crônicos em diferentes regiões da cidade. Foram construídas seis bacias de captação que, em períodos de estiagem, funcionam como praças poliesportivas. “Essa obra transformou a realidade de bairros inteiros e acabou com as enchentes que isolavam a cidade em épocas de chuva”, explicou.

A ex-prefeita também ressaltou a importância do orçamento participativo, implantado em Lauro de Freitas, e que garantiu à população voz ativa na definição das prioridades da gestão. “Nem tudo foi possível realizar, mas tudo o que fizemos esteve alinhado ao que o povo pediu. Essa é a maior obra: dar poder de decisão à população”, completou.

Ela ainda lembrou que muitas conquistas só foram possíveis graças ao apoio dos governos Lula, Dilma, Jaques Wagner e Rui Costa. “Foi uma gestão construída em parceria, ouvindo as pessoas e trabalhando para garantir acesso às políticas públicas”, concluiu.