Logo

Moema Gramacho fala sobre novo desafio em Brasília e reforça apoio a municípios

Ex-prefeita de Lauro de Freitas detalha atuação no Conselho da Federação e no acesso a políticas públicas

Por: Domynique Fonseca

03/10/202512:46Atualizado

A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participou do programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM (97,5), nesta sexta-feira, 3, comandado por Luis Ganem, e falou sobre sua atual rotina como secretária executiva do Conselho da Federação, ligado à Presidência da República.

Foto Moema Gramacho fala sobre novo desafio em Brasília e reforça apoio a municípios
Foto: Pedro Henrique

Moema explicou que, após 16 anos à frente da prefeitura, quatro mandatos somando dois períodos de oito anos e passagens por cargos de deputada federal e secretária estadual, o ritmo de trabalho em Brasília permite maior planejamento e descanso, embora continue intenso. “Na prefeitura, dificilmente se consegue planejar, porque a demanda é contínua. Hoje meu ritmo é melhor para o corpo, mas continuo agitada porque quero ver as coisas acontecendo”, afirmou.

A ex-prefeita destacou a importância de garantir que as políticas públicas do governo federal cheguem efetivamente aos municípios. “Aprendi, sendo prefeita, que muitos municípios não tinham acesso ou conhecimento das políticas públicas federais. Agora, buscamos orientar e capacitar para que essas ações realmente cheguem à população”, explicou.

Moema também detalhou a função do Conselho da Federação, criado em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), onde participam ministros, representantes municipalistas, governadores e técnicos. O objetivo é transformar propostas em políticas públicas estruturadas, que depois passam pelo plenário do conselho presidido pelo presidente da República.

Entre as iniciativas do conselho, está a criação de um banco de projetos municipais, permitindo que cidades com dificuldades técnicas ou falta de pessoal qualificado possam apresentar projetos prontos para captar recursos federais. Segundo Moema, mais de 2 mil municípios no país não tinham estrutura suficiente para isso, o que representava risco de perderem programas e emendas federais. “Não basta criar a política pública, é preciso dar condições para que os municípios possam acessá-la e implementá-la”, ressaltou.

A ex-prefeita também comentou sobre sua recente participação em homenagem a ex-secretárias de Assistência Social do governo da Bahia, evento promovido pelo Conselho de Assistência Social, onde Moema atuou como secretária durante o governo Wagner