Logo

Ex-prefeita relata desafios e conquistas na luta das mulheres na política

Moema Gramacho conta episódios de desrespeito e criação de políticas públicas voltadas à inclusão feminina

Por: Domynique Fonseca

03/10/202515:00

A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participou do programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM (97,5), nesta sexta-feira (3), apresentado por Luis Ganem, e compartilhou experiências de sua trajetória política, destacando os desafios enfrentados como mulher e as iniciativas voltadas à promoção da igualdade de gênero.

Foto Ex-prefeita relata desafios e conquistas na luta das mulheres na política
Foto: Pedro Henrique

Moema relatou episódios de desrespeito sofridos durante sua passagem pela Câmara Federal, quando atuava para garantir a cota de mulheres no Congresso. “Tive que coletar 171 assinaturas para assegurar a participação feminina. Alguns colegas demonstraram desrespeito, tratando a presença das mulheres de forma simbólica, sem entender a importância da participação efetiva nos debates sobre políticas públicas”, contou. Ela destacou, no entanto, que conseguiu reunir 300 assinaturas, superando a resistência inicial e garantindo representatividade.

A ex-prefeita também falou sobre sua atuação na Comissão de Segurança Pública, enfrentando questionamentos sobre sua presença em um espaço tradicionalmente masculino. “Disseram que mulher que não é policial não poderia estar na comissão. Mas expliquei que minha participação se baseia em experiência prática e seriedade, contribuindo para políticas de combate à violência e segurança pública, aprendidas desde minha atuação na Bahia, no Pacto pela Vida do governo Wagner”, explicou.

Durante seus quatro mandatos em Lauro de Freitas, Moema foi pioneira na criação de políticas voltadas às mulheres. Em 2005, implementou a primeira Secretaria de Políticas para Mulheres do país, aprovando o projeto mesmo sendo oposição ao prefeito da época. Além disso, estruturou espaços de atendimento e proteção, como o Centro de Referência Mulher Vítima de Violência Lélia Gonzalez e núcleos de apoio que serviram de base para futuras delegacias especializadas (DEAN).

Ela também ressaltou o apoio contínuo dos governos estaduais para ampliar ações sociais e educacionais na cidade. “Conseguimos apoio desde o governo Jacques Wagner, passando pelo governo Rui Costa até o governo Jerônimo, com construções de escolas e investimentos em políticas públicas voltadas à inclusão social e ao empoderamento feminino”, destacou.