Bahia lança 27 editais da PNAB com investimento de R$ 70,4 milhões na cultura
Novos editais reforçam a agenda do Novembro Negro e ampliam fomento cultural
Por: Redação
19/11/2025 • 13:58 • Atualizado
Como parte da agenda do Novembro Negro, o Governo da Bahia anunciou nesta quarta-feira (19), o lançamento do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A nova etapa autoriza 27 editais e injeta R$ 70,4 milhões em ações de premiação, fomento e iniciativas da Cultura Viva, em cerimônia realizada no bairro da Liberdade.
Logo após a assinatura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o simbolismo de iniciar o ciclo em um dos bairros mais emblemáticos da capital.
“A nossa presença aqui traz uma mensagem de inclusão, respeito e esperança, sobretudo em um território que, por muitos anos, sofreu discriminação”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Editais serão publicados em duas fases
Na estrutura operacional, o pacote de editais será divulgado em duas etapas, começando nesta sexta-feira (21), com a abertura de inscrições de 21 deles em formato online. Os outros seis, ligados à Lei Cultura Viva, serão lançados no primeiro semestre de 2026. A nova rodada contempla áreas como patrimônio, economia criativa, audiovisual, literatura, formação cultural e manutenção de espaços culturais.
Durante a apresentação técnica no Cineteatro 2 de Julho, o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, reforçou o impacto do programa.
“A PNAB fortalece os sistemas de cultura nos municípios e protege nossos patrimônios, ao mesmo tempo em que fomenta as artes e reconhece mestres da cultura popular”, destacou ao mencionar que os 27 editais abrangem toda a cadeia criativa do estado.
Relacionadas
