AL-BA é notificada sobre prisão de Binho Galinha
Casa aguarda acesso ao processo para deliberar sobre o caso
Por: Redação
06/10/2025 • 19:31
A Assembleia Legislativa da Bahia foi notificada nesta segunda-feira (6) sobre a prisão do deputado Binho Galinha (PRD). A notificação era esperada para que a Casa pudesse iniciar as discussões que podem incorrer na cassação do mandato do parlamentar.
Em nota, a AL-BA afirma que recebeu a notificação judicial e que solicitou oficialmente a documentação ao Poder Judiciário, já que "nenhum órgão da Assembleia, seja o Conselho de Ética ou o Plenário, pode deliberar sem o exame prévio desses documentos".
"Assim que os documentos estiverem acessíveis à ALBA, a tramitação interna poderá ter seguimento. A Assembleia Legislativa da Bahia reafirma seu compromisso com a transparência, a imparcialidade e o pleno respeito ao Estado Democrático de Direito", continua o comunicado.
Binho Galinha está preso desde o dia (3), em decorrência da operação "Estado Anômico".
"Estado Anômico"
Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Feira de Santana e Salvador, bloqueados R$ 9 milhões em contas bancárias dos investigados e suspensas atividades econômicas de uma empresa ligada à organização, conforme decisão da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana.
Segundo a Polícia Federal, a ação mobilizou cerca de 100 policiais, além de 11 auditores-fiscais e três analistas tributários da Receita Federal, evidenciando a complexidade e o alcance da investigação.
O nome da operação, “Estado Anômico”, faz referência a uma condição social caracterizada pelo enfraquecimento das normas e valores que regulam o comportamento de uma sociedade, resultando em desorientação e instabilidade.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a apuração de crimes conexos. Caso condenados, os investigados podem receber penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de reclusão.
Relacionadas