Para tentar emplacar anistia, bolsonaristas convocam manifestação em Brasília
Projeto tem perdido força no Congresso e dentro do próprio PL
Por: Redação
27/09/2025 • 15:39 • Atualizado
Uma manifestação convocada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, além do pastor Silas Malafaia e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), promete reunir no próximo dia 7, em Brasília, apoiadores de um projeto de lei que prevê anistia para envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília.
O movimento, chamado de “Caminhada Pela Anistia”, pretende angariar força para o projeto de anistia ampla, geral e irrestrita, que vem perdendo cada vez mais força, não só no Congresso Nacional, mas dentro do próprio Partido Liberal (PL). Segundo informações, a sigla estaria dividida entre os que apoiam a anistia e os que querem viabilizar um acordo para redução de penas, sendo o último visto com mais aceitação pelos deputados, que vem fugindo de pautas sensíveis desde o desgaste do fracasso da tentativa de emplacar a PEC da blindagem.
Até o momento, a anistia ainda não está nas pautas do Congresso. De acordo com fontes, o relator do projeto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), avalia que a anistia só ganhará força após deputados chegarem a um acordo de um texto que tenha apelo na Câmara dos Deputados e que, ao mesmo tempo, não enfrente grandes barreiras no Senado.