Operação Cosme Damião do Ibametro reprova 51 produtos típicos
Azeite de dendê e frango congelado lideraram as irregularidades encontradas
Por: Domynique Fonseca
26/09/2025 • 12:55 • Atualizado
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e delegado do Inmetro na Bahia, concluiu nesta quarta-feira (25) a Operação Cosme Damião, voltada à fiscalização de produtos tradicionais da culinária baiana.
Durante o mês, foram inspecionados itens como azeite de dendê, leite de coco, quiabo, frango, balas, camarão, cebola e gengibre, com o objetivo de verificar se o peso e a quantidade informados nas embalagens correspondiam ao conteúdo real e se as informações estavam em conformidade com a legislação.
Ao todo, mais de 200 produtos foram fiscalizados. Desses, 12 passaram por análise laboratorial e metade foi reprovada. Já no comércio, o índice médio de reprovação ficou em 30%. Os principais problemas foram identificados no azeite de dendê (60% de reprovação) e no frango congelado (40%). No total, 51 itens foram considerados irregulares, por apresentarem peso inferior ao declarado ou pela ausência de indicação quantitativa.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, destacou a importância da fiscalização para garantir os direitos do consumidor.
“O consumidor precisa ter a tranquilidade de que aquilo que está comprando corresponde exatamente ao que está indicado na embalagem. Nossa missão é fiscalizar e agir com firmeza sempre que houver irregularidades, garantindo o direito de cada cidadão baiano”, afirmou.
O órgão reforçou ainda que irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone 0800 071 1888.
Relacionadas