Ingredientes do caruru de Cosme e Damião podem ficar mais caros em Salvador
Expectativa é de que itens subam de preço nos próximos dias
Por: Redação
05/09/2025 • 17:12 • Atualizado
Celebrado no dia 26 de setembro, os festejos de São Cosme e Damião são marcados pela culinária típica baiana, principalmente pelo tradicional caruru. E é justamente a procura pelos ingredientes do prato que mobiliza uma forte movimentação nos mercados e feiras por toda Salvador, o que pode resultar em reajustes no preço dos produtos.
De acordo com o Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã, os preços de itens para o caruru, como o azeite de dendê, além de outros produtos como leite de coco, castanha, feijão-fradinho e coco seco, ainda não registram aumento em seus valores. Entretanto, a única exceção foi justamente com os dois itens fundamentais para o prato, o quiabo e o camarão, que sofreram leve alta.
No entanto, a expectativa do aumento das vendas nos próximos dias pode mudar essa realidade, levando a um encarecimento dos preços.
“A expectativa é que melhore as vendas, todo ano começa fraquinho e depois a gente percebe um movimento maior. Ainda não tivemos aumento nos preços. Essa divulgação é legal para que as pessoas fiquem atentas e comprem logo”, destacou a vendedora do Nacs, Vanessa Silva.
Nesse sentido, a dica que fica é que os ingredientes para o caruru e outros pratos sejam comprados quanto antes, garantindo preços mais equilibrados, além de maiores disponibilidades de todos os produtos.