3 em cada 10 empreendimentos decretam falência em menos de 5 anos
Sebrae divulgou levantamento alarmante
Por: Redação
12/11/2025 • 21:30 • Atualizado
Um relatório feito pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) revelou que, no ano passado, o setor têxtil brasileiro faturou mais de R$ 215 bilhões, valor 7% maior que o registrado no ano de 2023. O resultado coloca o Brasil entre os principais mercados do ocidente.
Apesar do alto faturamento, as marcas de moda brasileiras parecem não viver a mesma fase boa. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 3 em cada 10 empresas do segmento acabam indo à falência em menos de 5 anos.
Os dados são de um estudo do Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, em que foi apontado que 30,2% dos empreendimentos de comércio desse setor acabam com menos de cinco anos de funcionamento. Em contrapartida, entre os negócios em geral, esse valor foi maior, chegando a mais de 60% de portas fechadas após o período de meia década.
Do contrário, entre os pequenos negócios abertos no Brasil, a moda foi um dos mais registrados, evidenciando que, apesar dos desafios, o tipo de empreendimento ainda é uma aposta dos novos empresários.
