"Três Graças" estreia hoje com mistura de drama, humor e mães jovens
Novela de Aguinaldo Silva acompanha três gerações de mulheres com desafios e ciclos familiares
Por: Redação
20/10/2025 • 15:00
Após o sucesso de "Vale Tudo", a faixa das 21h da TV Globo recebe "Três Graças", que estreia nesta segunda-feira (20). Escrita por Aguinaldo Silva, responsável também pela versão de 1988 do folhetim que ganhou remake em 2025, a nova novela promete misturar drama, suspense e elementos tragicômicos, com personagens inspirados em histórias da vida real.
A inspiração da trama surgiu há 20 anos, quando Silva visitou uma maternidade pública e se surpreendeu com o número de adolescentes grávidas sem apoio familiar. “A história acompanha três mulheres que se tornaram mães muito cedo, aos 15 anos, enfrentaram grandes dificuldades e seguem batalhando com fé e otimismo. É uma ficção que dialoga com a realidade do público”, explica o autor.
As Três Graças
As protagonistas representam três gerações: Gerluce (Sophie Charlotte) é filha de Lígia Maria das Graças (Dira Paes) e é mãe de Joélly Maria das Graças (Alana Cabral). Moradora da comunidade fictícia Chacrinha, em São Paulo, Gerluce abriu mão de seus sonhos, incluindo a faculdade, para criar Joélly e garantir um futuro diferente para a filha. Quando Joélly engravida, Gerluce fará de tudo para incentivá-la a não abandonar seus projetos.
Dira Paes destaca que a novela explora a tríade de mulheres de diferentes gerações e questiona como ciclos familiares e sociais se repetem. “É um olhar sobre a mulher que sustenta a família e serve de alicerce para as próximas gerações”, afirma.
A personagem de Dira também se envolve em outra trama: cuidadora de Josefa (Arlete Salles), precisa se afastar devido a uma grave doença pulmonar, e Gerluce assume o posto na mansão de Arminda (Grazi Massafera), filha da idosa. Lá, descobre que sua mãe é vítima de um esquema de falsificação de medicamentos. Arminda, descrita por Grazi Massafera como uma vilã clássica, imoral e sem filtro, participa desse crime junto de Santiago Ferette (Murilo Benício), um homem respeitado e aparentemente generoso.
Enquanto Santiago e Arminda enriquecem, os moradores da Chacrinha, que recebem os medicamentos da Fundação Ferette, têm sua saúde prejudicada. Entre eles está Lígia, que sofre os efeitos da falsificação.
Tragicômico e intenso
Ambientada em São Paulo, "Três Graças "propõe reflexões sobre temas contemporâneos, mas mantém um tom tragicômico, acima da realidade, segundo o diretor artístico Luiz Henrique Rios. “É uma história vibrante, intensa, que emociona e envolve o espectador”, comenta.
O autor Aguinaldo Silva acrescenta: “É um novelão brasileiro, com personagens atuais e vivos, que poderiam ser vistos pelas ruas de São Paulo."
O elenco reúne ainda Marcos Palmeira, Gabriela Loran, Amaury Lorenzo, Paulo Mendes, Romulo Estrela, Belo, Fernanda Vasconcellos, entre outros.
Relacionadas