Ilê Aiyê vai divulgar o tema do Carnaval 2026 neste sábado; saiba detalhes
O anúncio será realizado durante show no Largo Quincas Berro D'Água, no Pelourinho
Por: Redação
13/10/2025 • 13:11 • Atualizado
Neste sábado (18) o Ilê Aiyê vai revelar o tema do Carnaval que vai conduzir o Mais Belo dos Belos na avenida no próximo ano. O anuncio será feito durante o show da banda que vai acontecer no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em meio ao som dos tambores e das cores da ancestralidade, a partir das 20h.
O evento, intitulado como “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, terá a força da anfitriã Band’Aiyê, a energia contagiante da banda Orisun e a participação especial da Escola de Samba União de Maricá, em um encontro que une Bahia e Rio de Janeiro em torno da celebração da cultura negra.
A escolha do tema
Mais do que um fio condutor para músicas, fantasias e alegorias, o tema do Ilê Aiyê é uma ferramenta política, educativa e simbólica. Desde sua fundação, em 1974, no bairro do Curuzu, o bloco transformou o Carnaval em arena de afirmação da identidade negra, resistência ao racismo e valorização da ancestralidade africana. Cada tema é escolhido com rigor, pois carrega em si mensagens de pertencimento, memória coletiva, conscientização e orgulho da cultura afro.
Com o tema de 2026, o Ilê visa reafirmar a sua tradição de propor reflexões profundas em meio à festa, mantendo viva a reputação de ser não apenas um bloco, mas um movimento de empoderamento e transformação social.
Foto: Ilê Aiyê / Divulgação
“Para o Ilê Aiyê, o Carnaval nunca foi apenas festa. A escolha do tema é um ato de responsabilidade com a nossa história. Cada ano, buscamos trazer à avenida a memória da ancestralidade africana, porque sabemos que nosso desfile é também uma sala de aula a céu aberto. O tema é o fio que costura a estética, a música e a mensagem do Ilê durante o Carnaval”, afirma o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.
O show
Os ingressos para a apresentação do Mais Belo dos Belos já estão à venda e custam R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia-entrada) podem ser adquiridos através deste link.
A atração mais esperada da noite será a Escola de Samba União de Maricá, que chega diretamente do Rio de Janeiro para trazer o brilho do samba-enredo. Criada no seio da cultura popular, a escola tem como propósito celebrar a diversidade e valorizar a cultura afro-brasileira por meio de enredos que narram histórias, desmistificam preconceitos e exaltam a ancestralidade negra.

Foto: Renata Xavier
Em 2025, a União de Maricá levou para a avenida a religiosidade afro-brasileira, e em 2026 seguirá com a proposta de valorizar a herança africana, a partir do enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, uma homenagem à joalheria negra, especialmente os balangandãs, que eram símbolos de poder e liberdade para mulheres pretas no Brasil colonial e durante a escravidão.
Coleção de Imagens
Relacionadas