Preta Gil recebe estátua de homenagem em Copacabana
Escultura da artista foi idealizada com a presença do seu pai, Gilberto Gil
Por: Ludmilla Cohim
16/09/2025 • 14:50 • Atualizado
A cantora Preta Gil, de 50 anos, que morreu em 20 de julho deste ano, em Nova York, teve uma estátua com sua imagem instalada na famosa orla de Copacabana, localizada na cidade maravilhosa. O momento de entrega da homenagem, aconteceu nesta segunda-feira (15), e emocionou bastante fãs e admiradores que ficaram encantados com a escultura da artista que foi idealizada com a presença do seu pai, Gilberto Gil, baiano e ícone da Música Popular Brasileira (MPB), de 83 anos.
Mesmo com a entrega recente da homenagem, a estátua de Preta já se tornou um dos pontos mais procurados pelos admiradores da artista, além de ser também um ambiente afetivo da música brasileira.
Recentemente, a estrela da música foi também exaltada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O decreto que determinou o percurso dos megablocos de Carnaval, que passou a ser chamado de “Circuito Preta Gil”, foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 22 de julho, pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). A iniciativa, foi uma forma encontrada para perpetuar o legado e o nome da cantora que tanto amava o Carnaval. Ela, chegou a criar um bloco, que liderou o ranking de público no ano de 2018, com um total de 760 mil foliões.
A cantora, lutou contra o câncer no intestino desde o diagnóstico da doença, em janeiro de 2023. Ela, chegou a realizar um tratamento experimental nos Estados Unidos (EUA), mas não resistiu e morreu em decorrência de complicações causadas pelo agravamento da enfermidade.
Confira o momento de lançamento: