Logo

Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy

Cantor apresentou lapsos de memória e confusão mental

Por: Lorena Bomfim

02/10/202513:59Atualizado

O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), um dos tipos mais comuns da doença. A informação foi revelada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí e confirmada pelo g1. Segundo a família, esta será a única manifestação pública sobre o assunto.

Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy
Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com Augusto, os primeiros sinais surgiram no fim de 2023 e se intensificaram neste ano, quando percebeu lapsos de memória, olhar fixo, repetição de histórias e alterações de apetite no pai. O quadro levantou preocupação e levou à realização de uma série de exames em abril.

🔎 A DCL é causada pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas alfa-sinucleínas no cérebro, afetando funções cognitivas, motoras e comportamentais.

Em um relato publicado nas redes sociais, Augusto afirmou que os sintomas se somaram ao avanço do Parkinson, diagnosticado em 2022. Ele destacou que, apesar das dificuldades, ainda encontra momentos de afeto no convívio com o pai.
“Os diálogos ficaram mais silenciosos e confusos, mas pequenos gestos, como segurar minha mão ou aceitar refeições apenas na minha presença, mostram o amor que existe entre nós”, escreveu.

Augusto também relembrou a viagem de motorhome que realizou com o cantor pelos Estados Unidos, em maio, percorrendo cerca de 4 mil km por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana.
“Perguntei ao médico se seria uma loucura viajar com ele nessas condições. A resposta foi: se for para fazer, que seja agora. No fim, meu pai disse que foi a melhor viagem da vida dele”, contou à Piauí.

O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há dez anos, relatou ter se surpreendido com a piora cognitiva do paciente e solicitou novos testes, que confirmaram o diagnóstico de DCL.

Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, mas continuou participando de projetos musicais e homenagens. Em 2025, foi celebrado pela Portela, no Carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol.

Coleção de Imagens