Da dança ao empoderamento; Juliana Paiva detalha os seus 23 anos de carreira
Bailarina falou do desejo de desfilar em uma escola de samba no Rio de Janeiro
Por: Ludmilla Cohim
10/10/2025 • 08:00 • Atualizado
Aos 38 anos de idade, Juliana Paiva, é bailarina, mãe do pequeno Fael, de apenas cinco anos, empresária, influenciadora digital e coreógrafa. Entre tantas habilidades e funções, a soteropolitana tem se reinventado ao longo dos seus 23 anos de carreira artística, movida por sua grande paixão: a dança.
Ju Paiva, que é formada em Enfermagem, contou em entrevista exclusiva ao Portal Esfera do seu começo na dança aos 5 anos de idade, quando começou a dançar balé, e profissionalmente aos 15. “É um amor inexplicável e que eu até tentei seguir outro caminho porque sempre amei cuidar. Fiz faculdade de enfermagem, mas a dança não saiu da minha vida. Eu digo sempre que não fui só eu que escolhi a dança. A dança quem me escolheu”, enfatizou.
A influenciadora, além de ter deixado a sua marca do grupo FitDance, ela no âmbito da música é bastante reconhecida como coreógrafa de artistas baianos consagrados, a exemplo de Xanddy Harmonia, Léo Santana, Tomate, Saulo e Ivete Sangalo.
Para Juliana, toda essa bagagem contribuiu de forma significativa no seu processo de amadurecimento profissional. “Ivete e Léo foram os artistas que trabalhei por mais tempo. Foram duas grandes escolas. Ao lado de Ivete foram 11 anos e um aprendizado fora da curva. Léo, desde a época do Parangolé, virando para carreira solo dele. Acompanhar a carreira e o crescimento deles de tão pertinho me fez ter uma visão 360 do entretenimento em si e não só do palco. Foi importante demais para a construção do meu studio de dança também, pois lido com um grande público e faço muitos eventos”, explicou.
E por falar em crescimento profissional, Juliana e a sua irmã, também bailarina, Catharina Paiva, são há 9 anos, proprietárias do Live2Dance, um estúdio de dança situado no bairro do Imbuí, em Salvador, que contempla pessoas de várias faixas etárias com aulas de dança de hip hop, ballet, dança do ventre e ritmos.
Jú, relatou que vários talentos já foram revelados na escola de dança, como a dançarina do grupo Psirico, Luana Vilas Boas e Gusta. “Grandes orgulhos da nossa terra. Mas o foco do Live2Dance mesmo é levar a dança para todo mundo. É mostrar que todos podem e devem dançar. Vemos diariamente o bem que a dança traz pra vida das pessoas, então tudo que queremos é que a maioria das pessoas sejam felizes através da dança e que elas conheçam, mesmo que não sendo profissionalmente, o gostinho delicioso que o palco tem e a mágica que acontece nele”, destacou.
Juliana e Catharina, proprietárias da Live2Dance
Em um bate-papo descontraído, Juliana, lembrou da grandeza que foi para a sua carreira participar ativamente como coreógrafa do quadro Dança dos Famosos, em 2023, do programa Domingão com Huck, da TV Globo.
Ela, classificou o convite como uma providência do universo de viver algo que nunca imaginou.
“Foi um grande aprendizado. Outro ponto muito especial é que uma bailarina nordestina, baiana, soteropolitana, furando uma bolha do cenário de dança do eixo Rio-SP, mostrando que aqui na nossa terra tem excelentes profissionais e fazendo bailarinos daqui projetarem a visão de onde a gente pode chegar, foi incrível", disse.
"Ser inspiração para muitos outros bailarinos, principalmente de Salvador, foi um dos maiores presentes que o Dança dos Famosos me deu”, ilustrou.
Divulgação: Redes sociais
Novos projetos
Jú Paiva, conta que sempre esteve voltada a assuntos de autoestima e ao empoderamento feminino. Atenta, a bailarina idealizou junto com as influenciadoras Raiza Bittencourt e Bruna Oyama, o projeto “Vozes Delas”, um programa de entrevistas, que nasceu em janeiro deste ano, com a missão de inspirar mulheres de vários segmentos, a construírem as suas carreiras e realizarem seus sonhos por meio de conversas tocantes, descontraídas e cheias de aprendizados.
“Estamos na 2ª temporada e o retorno do público é fantástico. O Vozes Delas tem ajudado muitas mulheres a se projetarem profissionalmente, seja empreendendo ou subindo degraus importantes na carreira e isso é maravilhoso demais!”, explicou.
E as novidades continuam. Acompanhada do jornalista Edu Alves, a baiana, irá iniciar na telinha o aquecimento de uma das estações mais aguardadas do ano, com a estreia do novo programa na Band: "Vem Verão!". “Agora tenho o Vem verão pra chamar de meu né? Mais um passo na minha carreira, dessa vez como apresentadora e tenho certeza que está sendo um passo muito importante pra mim”.
No final da entrevista, a bailarina que se define como uma mulher dinâmica, falou da sua paixão pela maior festa de rua do mundo e do seu desejo de ainda brilhar na Marquês de Sapucaí. “Olha, eu amo o nosso Carnaval, mas acho belíssimo também o do Rio de Janeiro. Já me realizo como apresentadora, que era um passo importante que eu queria bastante. Hoje, eu pensaria em desfilar em uma escola de samba”, confessou.
Relacionadas
