Logo

Artistas são escalados para ‘O Segredo de Sikán’, filme gravado na Bahia

Longa, terá filmagens em Cachoeira e São Félix, com grandes atores do cinema e habitantes da região

Por: Redação

07/10/202516:16Atualizado

A cidades baianas de Cachoeira e São Félix, foram escolhidas para as gravações do filme 'O Segredo de Sikán'. Trata-se do primeiro ficcional da diretora cachoeirana Everlane Moraes, e será abrilhantado com a atuação da atriz mineira Grace Passô, primeira dramaturga negra a receber o Prêmio Shell, os artistas baianos, Sérgio Laurentino, integrante do Bando de Teatro Olodum, projetado nacionalmente por Besouro (2009), e Noélia Montanhas, que brilhou na novela memorável do Tieta do Agreste, no ano de 1996, além do sergipano Severo D'Acelino, que interpretou como Chico Rei, em 1985 e Velho Chico, em 2016. A história do filme é desenvolvida em um mundo imaginário e noturno, atravessado por fenômenos naturais, lutas territoriais e tensões sociais.

O Segredo de Sikán’
Foto: Divulgação

“A nossa intenção foi justamente conseguir ter um elenco profissional, mas com a cara do recôncavo. Quase todo o nosso casting é baiano e completamente formado por pessoas negras. Para criar esse efeito de pertencimento, entendemos que seria muito importante ter no filme os moradores locais com suas vivências, corporeidades e expressões, porque são pessoas comuns que agregam grande valor de contribuição para a história”, detalhou Everlane, diretora do filme.

Everlane Moraes, ainda contou da sua preferência em trabalhar com não-atores ou atores sociais, por acreditar que eles carregam uma forte bagagem de vida e poucos vícios em atuação. “Então alguns papéis são feitos por grandes artistas, com longa trajetória no cinema, e que vão sustentar bem a narrativa, mas também é complementado pelos baianos que habitam esse território. Nós abrimos vagas para perfis de 8 anos a 80 anos e trouxe uma diversidade de pessoas impressionante. A adesão foi grande e foi muito emocionante acompanhar”, contou.

Conforme relatado pela diretoria do filma, o ‘Segredo de Sikán’ é uma coprodução da Carapiá Filmes e da Pattaki Produções. A iniciativa, conta com parceria e recursos do edital do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE, Novos Realizadores, e do o edital estadual da Bahia Lei Paulo Gustavo.