Logo

WhatsApp ficará fora de milhares de celulares em 2026

Meta recomendou usuários fazerem backup de dados

Por: Redação

29/12/202508:30

A partir do dia 1º de janeiro de 2026, o WhatsApp deixará de funcionar em uma série de modelos de telefones mais antigos. A medida, que afetará milhões de usuários, visa garantir maior segurança, desempenho e capacidade de implementar novas funcionalidades no aplicativo.

Whatsapp
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entre os modelos que perderão o suporte estão o iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, da Apple. Da Samsung, serão afetados aparelhos como Galaxy S3, Galaxy S4 Mini, Galaxy S5, Galaxy Note 2, Galaxy Core, Galaxy Trend e Galaxy J2.

A lista também inclui modelos da LG, como Optimus L3, Optimus L5, Optimus L7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual e Optimus L5 II, além de dispositivos antigos da Motorola (Moto G e Moto E de primeira geração), Sony (Xperia Z2 e Z3), Huawei (Ascend Mate, Ascend G740 e Ascend D2) e HTC.

 

Leia também: Ex-funcionários da Samsung são presos por vazamento de segredos

 

A Meta, empresa detentora do WhatsApp, recomenda que os usuários verifiquem a possibilidade de atualizar o sistema operacional de seus aparelhos. Caso não seja viável, é necessário migrar os dados para um celular moderno.

A empresa informou que notificará os usuários afetados diretamente no aplicativo com meses de antecedência, oferecendo tempo para a transição. Além disso, a Meta aconselha os usuários a realizarem uma cópia de segurança de todas as conversas e arquivos antes da data-limite, facilitando a transferência das informações e preservando o histórico de mensagens.