Streaming brasileiro deve estrear ainda no primeiro trimestre de 2026
Projeto terá cerca de 555 obras cinematográficas
Por: Redação
19/01/2026 • 20:00
Tela Brasil, streaming do governo federal, será uma plataforma pública e gratuita. O serviço, que reunirá centenas de produções nacionais, está em fase final de testes e deve estrear ainda no primeiro trimestre de 2026. O projeto é uma iniciativa do MinC e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e tem como investimento cerca de R$ 4,4 milhões.
Leia mais:
Votação que define indicados ao Oscar termina nesta sexta
Cinesfera: Relembre cinco filmes em que Wagner Moura é protagonista
Sobre o aplicativo
O aplicativo funcionará no modelo de vídeo sob demanda (VOD) e exigirá apenas o login pelo sistema gov.br para liberar o catálogo sem custos. Essa integração simplifica o uso e garante acesso unificado a conteúdos que incluem desde curtas-metragens até grandes sucessos indicados ao Oscar. Versões para Android e iOS (iPhone) estão nos planos, mas a plataforma ainda passa por ajustes técnicos.
Um dos principais pontos apresentados pela plataforma é o número de obras cinematográficas brasileiras, sendo cerca de 555 obras, selecionadas a partir de editais de licenciamento e de arquivos de instituições como a Cinemateca Brasileira e a Fundação Nacional de Artes (Funarte). Entre os destaques estão os filmes “O Agente Secreto” e "Ainda Estou Aqui”, duas obras que vêm chamando atenção dentro do Brasil e fora do país.
Vale ressaltar que a plataforma visa buscar “assinantes” de todas as idades e sem preocupação com renda salarial, ou seja, a proposta deve atender diversas regiões e, dessa forma, fortalecer a cultura do cinema no Brasil.
