Logo

Google Chrome será integrado ao Gemini 3

A empresa visa uma navegação que se transforme em um assistente pessoal ativo

Por: Redação

09/02/202620:00

O Google confirmou mais uma atualização em sua Inteligência Artificial, dessa vez é a integração do Gemini 3 ao Chrome, aplicativo de busca da empresa. Nesta nova versão, o navegador passa a atuar como um assistente digital ativo, capaz de executar tarefas e automatizar fluxos de trabalho e auxiliar o usuário durante todo o uso do aplicativo.

As novidades devem chegar para Windows, macOS e Chromebook Plus e marcam o início do que a empresa chama de “navegação agêntica”. De acordo com a empresa, essa nova fase destaca a IA como fonte de informações que assume etapas inteiras de tarefas, tomando decisões e executando ações para o usuário.

Dentre os destaques está a navegação automática (Auto Browse). Disponível inicialmente para assinantes dos planos Google AI Pro e Ultra nos Estados Unidos, o recurso permite delegar atividades que antes exigiam tempo e atenção. Com exemplos, o Chrome pode pesquisar e comparar preços de voos e hotéis, preencher formulários longos, organizar documentos fiscais, gerenciar assinaturas, agendar compromissos.

Gemini
Foto: Divulgação/Google

Além disso, o Chrome ganhou um painel lateral fixo com o Gemini integrado. Neste caso, a proposta visa ser multitarefa sem precisar trocar de abas. Segundo o Google, testadores já utilizam o painel para acelerar decisões de compra, planejar eventos e lidar com agendas lotadas.

Outros apps também devem entrar nessa nova atualização e integrar de forma natural. Assim como o Gemini no Chrome, pode acessar Gmail, Agenda, Drive, Maps, YouTube, Google Flights e Google Shopping para executar tarefas conectadas. Vale ressaltar que essas integrações podem ser ativadas ou desativadas pelo usuário nas configurações da IA da empresa.



Futuro do Google Chrome

Segundo o anúncio, o Google tem como objetivo usar um recurso de Inteligência Pessoal. Com a ferramenta, existe a possibilidade de que o Chrome use o histórico de conversas e preferências do usuário para oferecer respostas mais personalizadas e contextualizadas. Conforme o Google, todas essas funcionalidades foram desenvolvidas com foco em segurança e controle.