Vivo articula corte de Wi-Fi para clientes que atrasam pagamento
Cortes são notificados desde a última segunda-feira (2)
Por: Redação
09/02/2026 • 19:00
A Vivo decidiu pelo corte do Wi-Fi dos clientes do Vivo Fibra, serviço de internet por fibra óptica, a partir de fevereiro. A operação teve início na última segunda-feira (2. Dessa maneira, o consumidor do Vivo Fibra que deixar de pagar o serviço, ficará sem a internet sem fio.
A Vivo teria feito um documento que formaliza todas as condições de contratação, chamado de etiqueta padrão, que informa que “seu plano conta com bônus de Wi-Fi, concedido enquanto sua fatura estiver em dia”.
Notificações
Caso o consumidor não tenha efetuado o pagamento, a empresa destacou que procederá à notificação para deixar o cliente ciente sobre a falta de pagamento. Conforme o documento, é possível entender que as duas redes de cabo devem continuar funcionando, porém o Wi-Fi será cortado.
Porém, antes do corte de Wi-Fi, não será imediato. A prestadora terá que esperar pelo menos 15 dias, conforme determina o novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), regulamento da Anatel que foi atualizado em setembro de 2025. Vale destacar que, de acordo com a etiqueta padrão, o serviço poderá ser totalmente suspenso caso o consumidor não realize o pagamento dos débitos pendentes.
O Portal Esfera entrou em contato com a Vivo para entender sobre o caso e saber como a empresa projeta as mudanças referentes à falta de pagamento do serviço, além da ausência de internet sem fio para os usuários.
Segundo informações publicadas pelo site Tecnoblog, a empresa telefônica estaria agindo conforme um entendimento construído com o órgão regulador. Ela deverá dar transparência sobre o fato de que o Wi-Fi passa a ser tratado como um adicional do plano de banda larga destinado aos bons pagadores.
