Dados de 17,5 mi de usuários do Instagram são vazados em redes de cibercriminosos
Vazamento inclui informações como endereço residencial
Por: Redação
11/01/2026 • 12:30 • Atualizado
Uma empresa de cibersegurança revelou que ao menos 17,5 milhões de usuários do Instagram tiveram seus dados, como nome, telefone e até endereço residencial, vazados em grupos de cibercriminosos. Segundo informações, o vazamento atingiu principalmente contas que não tiveram atualização em suas senhas nos últimos 12 meses.
De acordo com os pesquisadores da Malwarebytes Labs, as evidências apontam que o vazamento começou a partir de 2024. Ao todo, dados privados como nomes de usuário, endereços de e-mail, números de telefone, endereços residenciais e outros dados de contato ficaram expostos e foram parar em grupos de criminosos online.
Ainda, os profissionais afirmaram que alguns usuários chegaram a relatar tentativas de acesso não autorizado às suas contas.
Até o momento, a Meta, empresa que administra o Instagram, não se pronunciou sobre o assunto.
Dicas para proteger seus dados
Para garantir a proteção dos dados, os especialistas recomendam que a autenticação de dois fatores, método de segurança que exige duas formas diferentes de verificação para acessar uma conta, adicionando uma camada extra de proteção além da senha, como um código enviado por SMS, seja ativada.
Para ativar a ferramenta é necessário:
- Vá nas configurações de segurança da sua conta do Instagram
- Procure pela opção "Verificação em Duas Etapas" ou similar e siga as instruções.
- Escolha um método secundário, como SMS ou e-mail, para receber códigos de segurança adicionais após a senha.
Além disso, outra recomendação é trocar a senha de acesso a cada 12 meses, a fim de garantir ainda mais a segurança dos dados e do uso indevido de informações.
