Cantora movida por IA estreia na Billboard com contrato milionário
Artista virtual já apareceu em algumas paradas da revista norte-americana
Por: Redação
03/11/2025 • 19:30
Uma “cantora” está chamando atenção não somente dos ouvintes, mas também das paradas musicais. Isso porque, Xânia Monet, uma Inteligência Artificial, é a primeira artista IA conhecida que obteve reproduções suficientes nas rádios para estrear nas paradas da Billboard, revista musical norte-americana.
Até o momento, Monet já apareceu em paradas diversas desde o lançamento da sua primeira música, que aconteceu no verão de 2025. Graças a seus feitos, a cantora virtual acabou de assinar um contrato multimilionário com a gravadora Hallwood Media.
Apesar da preocupação entre os artistas de Hollywood, isso não tem sido o suficiente para impedir o avanço da Inteligência Artificial no meio artístico.
Somente no Instagram, Monet acumula mais de 146 mil seguidores. O movimento demonstra abertura do público para a IA na música.
IA na música
A cantora virtual foi desenvolvida por Telisha Nikki Jones, poeta do estado de Mississípi, nos Estados Unidos, é responsável pelas letras interpretadas por Xânia Monet e conta com a ajuda do Suno, uma espécie de programa de criação de música com ajuda de IA generativa.
Em comunicado à imprensa, Nikki destacou o som suave e cheio de alma, interpretado por Xânia e ressaltou a “humanização” da interpretação.
A revista musical norte-americana disse recentemente que, nos últimos meses, pelo menos seis artistas de IA ou assistidos por IA estrearam em diferentes paradas da Billboard e que tem sido um desafio contabilizar esses dados, já que está cada vez mais difícil identificar o que é IA, compartilhou.
