Aplicativos falsos do WhatsApp e ChatGPT ligam alerta por roubo de dados
Versões são apontadas como perigosas para a cibersegurança
Por: Redação
31/10/2025 • 21:20
Os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp, além das ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT e o DALL·E devem ficar atentos. De acordo com o novo relatório da empresa de segurança de aplicativos móveis Appknox, foi detectada a presença de aplicativos clone das versões originais em lojas alternativas, que podem atuar como ferramentas de vigilância e espionagem.
Segundo a Appknox, a investigação focou nas lojas de aplicativos dos usuários dos Estados Unidos. Entre as descobertas, a equipe destacou como mais grave o app “WhatsApp Plus”, que se vende como “versão melhorada” da ferramenta de troca de mensagens. No entanto, a equipe de pesquisadores descobriu que, na verdade, o aplicativo se trata de um spyware, ou seja, software malicioso que espiona o usuário sem seu consentimento, coletando e enviando dados pessoais para terceiros, como senhas, dados bancários, histórico de navegação e localização.
Além disso, a empresa alertou para a maior incidência do golpe em aplicativos relacionados à inteligência artificial, principalmente pela tendência que as ferramentas têm causado. Na pesquisa, os profissionais detectaram o aplicativo “DALL·E 3 AI Image Generator”, disponível na Aptoide. Apesar de aparentar ser apenas uma IA de criação de imagens, o app na verdade se conecta a redes como Unity Ads, AppsFlyer, Adjust e Bigo Ads, que carregam anúncios disfarçados.
Nesse sentido, os especialistas fizeram alertas para que os usuários se protejam contra as falsificações. A principal dica é evitar instalar aplicativos em lojas que não sejam as oficiais, como a Google Play Store e a Apple Store. Ainda, mesmo que nas lojas oficiais, é importante conferir as recomendações de outros usuários sobre o app. Outro ponto é ficar atento às solicitações exigidas pelos softwares, atendendo às permissões dadas.
